SP: mutirão da vacina começa com filas, desinformação e apoio policial | Conectado São Paulo

Últimas Notícias

Ads

1.25.2018

SP: mutirão da vacina começa com filas, desinformação e apoio policial

Se a capital paulista está de feriado pelos seus 464 anos de fundação nesta quinta-feira (25), a situação é bem diferente nos postos de saúde da cidade.


© iStock Até o momento, 130 casos da doença foram confirmados no Brasil, dos quais 53 evoluíram para morte

No primeiro dia da campanha emergencial de vacinação fracionada contra a febre amarela na capital, as unidades básicas de saúde amanheceram com muita fila e usuários desinformados à procura da imunização.

Em alguns postos, a aglomeração de gente forçou a direção das unidades a chamar apoio de guardas-civis para manter a segurança durante o processo de vacinação.

Na UBS Vila Praia, distrito de Vila Sônia, na zona sul, a GCM controlou os ânimos das pessoas que, irritadas, se aglomeravam numa fila que dobrava o quarteirão, por volta das 8h59.

Uma funcionária do posto precisou se dirigir até a fila para informar as pessoas de que só iriam se vacinar ali quem já estava com a senha em mãos. "Cada posto está fazendo a sua organização. Aqui só vai se vacinar quem tiver com a senha que já foi distribuída ontem [quarta, 24]", disse.

A funcionária ainda informou que os moradores da região precisam se dirigir ao posto com um comprovante de endereço. "Vocês apresentam o comprovante, agendam a vacinação e pegam a senha", complementou.

Na UBS Arariba, na Vila Andrade, a fila era enorme por volta das 8h quando o posto abriu. Porém, a situação já estava normalizada pro volta das 9h30 e com cerca de 30 pessoas esperando pela vacina.

Na UBS Maracá, no Capão Redondo, na zona sul, o mesmo problema: muita fila nas primeiras horas do atendimento.

Para alcançar o maior número de pessoas que realmente precisam tomar a vacina, agentes de saúde passarão de casa em casa para distribuir senhas em zonas consideradas prioritárias.

A ação prevê atingir a população que vive nas áreas de risco -na capital, são 20 distritos das zonas leste e sul da cidade.

Cristina Shimabukuro, coordenadora do departamento de vigilância e saúde da gestão Doria (PSDB), disse que as senhas "serão distribuídas conforme a capacidade que cada unidade de saúde básica tem para vacinar".

O objetivo, segundo Shimabukuro, é reduzir os tumultos e as filas.

DOSE REDUZIDA

Fracionar a vacina foi a estratégia adotada pelo ministério da Saúde para alcançar mais gente não imunizada. Além da capital paulista, outras 53 cidades do Estado vão receber a vacina. No Rio de Janeiro, a campanha emergencial também começou em 15 cidades nesta quinta.

Dados oficiais mostram, no entanto, que o vírus da febre amarela tem agido rápido e deixado um rastro de vítimas num curto intervalo de tempo. Segundo o ministério da Saúde, a taxa de letalidade provocada pela doença no país atingiu 40,8%.

Até o momento, 130 casos da doença foram confirmados no Brasil, dos quais 53 evoluíram para morte, no período entre julho do ano passado até 23 de janeiro, segundo o ministério.

Os dados são repassados pelos Estados, que costumam ter números mais atualizados.No Estado de São Paulo, por exemplo, a secretaria estadual aponta 86 casos e 36 mortes decorrentes da doença nos últimos doze meses. Com informações da Folhapress.


VEJA TAMBÉM:

✓ Com 13 casos de febre amarela, Mairiporã decreta estado de emergência

DESTAQUE ELES 👇👇

SÓ VOCÊ! Economize até 80% de desconto! Você vai gostar!!

Comece negociar Agora Mesmo! Negocie SEM riscos usando a conta demo. Configure uma Conta Gratuita Agora Mesmo Iniciar Sessão Tornamos as Negociações Mais Simples!

DESTAQUE SEU ANUNCIO. Compra e venda de produtos novos e usados. Instumentos musicais, livros, máquinas, dvds, computadores, etc. Castastre-se JÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psiu! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para eu te ajudar! OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários.



Olymp Trade

Ads

Doação C. PIX ALEATÓRIA
43
Conheça a Minizinha NFC
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 11,50
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .
60
Conheça a Minizinha Chip 2
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 94,80
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .