Como era o mundo quando "Blade Runner" foi lançado nos cinemas - As melhores noticias do brasil e do mundo

Breaking

Ads

Ads

04/10/2017

Como era o mundo quando "Blade Runner" foi lançado nos cinemas



A sequência de um dos maiores clássicos da ficção-científica chega 35 anos depois do lançamento do original e aproveitamos para lembrar como era o mundo em 1982, quando "Blade Runner" chegava aos cinemas

Não parece, mas 2017 é o ano em que o clássico da ficção científica "Blade Runner" completa 35 anos! A expectativa pela sequência, "Blade Runner 2049", que estreia nesta quinta-feira (5), está grande.


Reprodução
''Blade Runner'' inovou como o cinema tratava inteligência artificial e seu visual foi inspiração unanime para novos filmes

Desde o lançamento de " Blade Runner ", o mundo se transformou muitas e muitas vezes. Padrões estéticos, produções audiovisuais, sistema econômico e político, guerras, ídolos... Para comemorar essa data tão importante, o iG Gente rememora como era o mundo quando a produção de Ridley Scott nos foi apresentada.

Guerra das Malvinas


Creative Commons
A Guerra das Malvinas teve início no primeiro semestre de 1982, e perdurou até meados daquele ano

Logo nos primeiros meses do ano, a Argentina invadiu as Ilhas Malvinas - até então, controladas pelo Reino Unido. Com isso, a Guerra das Malvinas teve início e durou mais de dois meses. O episódio só voltaria a se repetir muitos anos depois.

Rock brasileiro


Reprodução/Twitter
Assim como Blitz, Legião Urbana e Titãs, a banda Capital Inicial começou sua carreira no ano de 1982

Foi em 1982 que os brasileiros presenciaram o nascimento de importantes bandas do cenário do rock nacional - e que mudariam para sempre a relação do país com a música nacional. São elas: Titãs, Capital Inicial e Legião Urbana. Surgiram também a Blitz, com Evandro Mesquista, e o Barão Vermelho, com Cazuza.

Massacre de Sabra e Chatila


Reprodução
Mais de 3500 palestinos foram assassinados durante o massacre de Sabra e Chatila

No Líbano, em 1982, o mundo acompanhava o maior massacre de palestinos. Os ataques foram orquestrados por organizações de extrema direita e alcançaram o status de genocídio da ONU. Ao todo, foram 3500 mortes.

Redemocratização


Reprodução
Naquele ano, o Brasil iniciou seu processo de redemocratização após o período dos anos de chumbo

Foi também nesse ano que o Brasil iniciou seu processo de redemocratização após os anos de chumbo, e contou com a primeira eleição depois de 17 anos de ditadura. Contudo, a credibilidade das eleições foi ameaçada quando a fraude da empresa Proconsult foi denunciada pelo Jornal do Brasil .

URSS e Leonid Brejznev


Reprodução
Leonid Brejznev, secretário do partido comunista, faleceu em 1982, mas isso não abalou o regime socialista da URSS

Leonid Brejznev, um dos pilares mais importantes do Partido Comunista, morreu neste ano. Apesar de ocupar o cargo de secretário geral no partido, a influência da URSS ao redor do mundo e, principalmente, dos países do bloco socialista, não foi diminuída.

Copa do Mundo


Divulgação/CBF
Mesmo com um time com grandes nomes e com o futebol arte, o Brasil não conseguiu levar a Copa do Mundo de 82


Para os brasileiros, a Copa de 82 foi o auge da paixão pelo futebol arte, e a seleção brasileira contava com craques como Zico, Sócrates, Falcão e Cerezo. Contudo, o país foi eliminado nas quartas de final pela Itália (que também foi a grande vencedora do evento), graças a Paolo Rossi - que foi eleito o melhor jogador daquela edição da Copa do Mundo.

Elis Regina


Reprodução
Elis Regina faleceu naquele ano, aos 36 anos, por causa de uma overdose de cocaína

Foi ainda neste ano que o Brasil deu adeus à Elis Regina. Com apenas 36 anos de idade, a jovem cantora de MPB teve uma overdose de cocaína e faleceu, levando o país todo a uma extrema comoção em homenagem a cantora.

Grace Kelly


Divulgação
Grace Kelly, a princesa de Mônaco, morreu em 1982, vítima de um acidente de carro

Quando o longa estreou nas telonas, o mundo também dava adeus a outra diva: Grace Kelly, a Princesa de Mônaco. A beldade foi vítima de um acidente automobilístico nas ruas do país e veio a óbito pouco tempo depois.

"Thriller"


Reprodução
Michael Jackson como um lobisomem em "Thriller", o álbum que vendeu mais cópias da história da fonografia

No último mês do ano, o Rei do Pop, Michael Jackson, lançou seu álbum de maior sucesso: "Thriller". O disco não só foi um grande sucesso, com vários hits nas paradas de sucesso, mas também foi o álbum que mais vendeu cópias na história da indústria fonográfica.

Novelas


Reprodução
"O Coronel e O Lobisomen" foi uma das novelas de maior sucesso da época

No Brasil, os telespectadores acompanhavam atentos um festival de telenovelas baseados em obras de autores clássicos do país, como Machado de Assis e José de Alencar. Naquele ano, doze folhetins foram ao ar. São eles: "Música ao Longe", "Iaiá Garcia", "Paiol Velho", "Seu Quequé", "O Tronco do Ipê", "O Coronel e o Lobisomem", "Casa de Pensão", "As Cinco Panelas de Ouro", "Pic-nic Classe C", "Nem Rebeldes, Nem Fiéis", "O Pátio das Donzelas" e "Maria Stuart".

Galãs


Divulgação/TV Globo
Tarcísio Meira foi um dos maiores galãs do Brasil nas décadas de 70 e 80 e marcou gerações

Enquanto o mundo inteiro babava por Adrian Zmed, o galã Vince Romano da série "Carro Comando", a ala feminina do público brasileiro só tinha olhos para o ator Tarcísio Meira, que fez uma brilhante participação em "Caso Verdade", depois de chamar a atenção como galã da novela "Brilhante", no ano anterior.

Mulher mais desejada do mundo


Reprodução
Karen Baldwin levou a coroa de Miss Universo no ano em que "Blade Runner" foi lançado

Karen Baldwin povoou os sonhos dos marmanjos daquele ano. Com suas curvas delicadas e seu rosto de quem sabe mais do que conta, a canadense ganhou o Miss Universo durante a 31ª edição do concurso, que elege anualmente a mulher mais bonita do mundo.

Músicas


Divulgação
Elton John era um dos grandes sucessos nas paradas de sucesso internacionais quando o longa estreou

Apesar de ter sido o ano do surgimento de grandes nomes do rock nacional, o Brasil era todo da MPB nesse período. Já no exterior, o mundo se encantava com as composições de Elton John e Lionel Rich, com os respectivos sucessos Blue Eyes e Endless Love.

Guerra Fria


Reprodução
A Guerra Fria estava em seu auge - e só viria a acabar sete anos depois, com a queda do Muro de Berlim, seu maior símbolo

Em 1982, quando o clássico "Blade Runner" foi lançado, o mundo ainda era polarizado e dividido entre os blocos capitalista (liderado pelos Estados Unidos) e socialista, comandado pela União Soviética. Além disso, havia ainda a divisão da Alemanha entre Oriental e Ocidental, e o Muro de Berlim ainda estava de pé.

(Com informações gente.ig.com.br)



VEJA TAMBÉM:

 Cinco razões que explicam péssimo momento de “The Walking Dead”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ads