Cunha, Funaro e Henrique Alves são interrogados hoje sobre desvios na Caixa | Conectado São Paulo

Últimas Notícias

Ads

10.27.2017

Cunha, Funaro e Henrique Alves são interrogados hoje sobre desvios na Caixa



Enquanto Henrique Alves falará por videoconferência, Cunha e Funaro ficam mais uma vez frente a frente na sede da Justiça Federal em Brasília; audiência de Alexandre Margotto e Fábio Cleto também são retomadas hoje


Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, ambos do PMDB, foram alvos de operação

Os ex-presidentes da Câmara dos Deputados  Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, ambos do PMDB, prestam depoimento nesta sexta-feira (27) à Justiça Federal no DF sobre os desvios em fundos de investimento controlados pela Caixa Econômica Federal . O Juízo da 10ª Vara Federal de Brasília também ouvirá hoje o lobista Lúcio Funaro. 

Acusado de praticar corrupção passiva, lavagem de dinheiro e quebra de sigilo funcional a partir da cobrança de propina para liberar recursos do fundo de investimentos do FGTS (FI-FGTS), Eduardo Cunha vai depor pessoalmente ao juiz Vallisney de Souza Oliveira – assim como Funaro. Já Henrique Alves, último a ser interrogado, prestará depoimento por videoconferência a partir da sede da Justiça Federal em Natal (RN), onde ele está preso preventivamente.

As audiências desta sexta-feira se referem a ação penal da Operação Sépsis que tem ainda como réus o ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto e o empresário Alexandre Margotto. Os dois  prestaram depoimento na tarde dessa quinta-feira (26) ao juiz Vallisney e voltam hoje a responder às perguntas do juiz, do Ministério Público Federal e dos corréus na ação penal, uma vez que os interrogatórios de ontem não foram encerrados.

Do ról de investigados nesse processo, apenas Cunha e Henrique Alves não possuem acordo de delação premiada com o MPF. A Procuradoria também investiga a participação do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que também foi vice-presidente da Caixa, no esquema, mas o peemedebista não é réu nessa ação penal.

Ex-vice-presidente da Caixa confessa atuação criminosa com Cunha

Na audiência de ontem, que durou cerca de cinco horas, Cleto repetiu ao juiz aquilo que já havia denunciado em seu acordo de colaboração com a Justiça. O ex-executivo relatou que, em 2011, contatou Funaro para conseguir apoio para ser nomeado à vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias da Caixa. O lobista, por seu turno, buscou a ajuda de Cunha, que conversou sobre o tema com Henrique Alves, que até então era o líder do PMDB na Câmara.

A partir do momento de sua nomeação, Cleto passou a se reunir semanalmente com Cunha, sempre às 7h de terça-feira, para informar o então deputado sobre os projetos que pleiteavam aportes do fundo de investimentos do FGTS. Cunha, então, orientava Cleto sobre qual encaminhamento deveria ser dado.

O peemedebista, conforme relatos de Cleto e Funaro (este segundo em delação premiada), cobrava propina das empresas que estavam solicitando recursos do FI-FGTS e, posteriormente, fazia a divisão desse recurso para ele e Funaro – que dividia sua parte com Cleto e, este, passava outra parte a Alexandre Margotto.

O percentual de propina cobrado pelo grupo variava entre 0,5% e 1% do valor total do investimento do FI-FGTS nos projetos de infraestrutura para os setores de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, hidrovias, saneamento e energia. Uma das obras financiada a partir da atuação ilícita do grupo foi a do setor portuário do Rio de Janeiro, o chamado Porto Maravilha, para as Olimpíadas de 2016. O projeto foi tocado por um consórcio constituído pelas empreiteiras OAS, Carioca Engenharia e Odebrecht.

Preso há um ano em decorrência da Lava Jato, Cunha foi transferido no mês passado do Complexo Médico Penitenciário de Pinhais (PR) para Brasília , justamente para participar das audiências da Operação Sépsis. O juiz Vallisney determinou que o ex-presidente da Câmara deve ser levado de volta ao Paraná entre esse sábado (28) e a próxima quarta-feira (1ª).

(Com Informações ultimosegundo.ig.com.br)

VEJA TAMBÉM:

Em primeira entrevista, Eduardo Cunha diz estar pronto para falar e detona Moro


DESTAQUE ELES 👇👇

SÓ VOCÊ! Economize até 80% de desconto! Você vai gostar!!

Comece negociar Agora Mesmo! Negocie SEM riscos usando a conta demo. Configure uma Conta Gratuita Agora Mesmo Iniciar Sessão Tornamos as Negociações Mais Simples!

DESTAQUE SEU ANUNCIO. Compra e venda de produtos novos e usados. Instumentos musicais, livros, máquinas, dvds, computadores, etc. Castastre-se JÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psiu! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para eu te ajudar! OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários.



Olymp Trade

Ads

Doação C. PIX ALEATÓRIA
43
Conheça a Minizinha NFC
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 11,50
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .
60
Conheça a Minizinha Chip 2
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 94,80
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .