Entenda a polêmica do vestido que enlouqueceu a internet | Conectado São Paulo

Últimas Notícias

Ads

1.23.2018

Entenda a polêmica do vestido que enlouqueceu a internet

O vestido é azul e preto. Mas, para muitas pessoas, ele parece ser branco e dourado. Por que?


Ilusão: quando clareamos a foto (a original está no centro) o vestido parece ser branco e dourado (Com foto publicada no Tumblr por Swiked)

São Paulo — De que cor é este vestido? Branco e dourado? Ou azul e preto? A pergunta percorreu as redes sociais, repercutiu nos sites de notícias e agitou milhões de internautas do mundo inteiro na noite de quinta-feira e na madrugada de sexta.

O vestido, fotografado numa festa de casamento, é azul e preto. Mas muitas pessoas que viram a foto no Tumblr (onde foi publicada pela usuária Swiked) e nas redes sociais juram que é branco e dourado.

Ontem à noite, o site Buzzfeed viu a discussão no Tumblr e fez uma enquete perguntando de que cor é aquele vestido. A página teve, em menos de 12 horas, 23 milhões de visualizações, além de 412 mil comentários.

São números fenomenais. Para se ter uma ideia do que significam, o primeiro vídeo do canal Porta dos Fundos no YouTube está no ar há dois anos e tem menos de um terço desse número de visualizações.

Ilusão de óptica

No Buzzfeed, 72% das pessoas responderam que veem um vestido branco e dourado. Os outros 28% não têm dúvida de que é azul e preto.

Trata-se de da chamada ilusão de luminosidade. É uma característica da visão humana que faz com que vejamos uma determinada cor num tom diferente dependendo da luminosidade e das cores do entorno.

Essa característica da visão permite que o olho humano se adapte a diferentes condições de luminosidade. A própria luz do dia muda de cor dependendo do horário, de um tom mais dourado ao nascer e ao por do sol a um branco levemente azulado ao meio-dia.

Mas nosso cérebro adapta a visão para que perceba as cores corretas mesmo quando a luz poderia distorcê-las. Em geral, isso funciona bem. Na foto do vestido, o fundo amarelado e as cores pouco definidas acabam levando a múltiplas interpretações.

“enho estudando diferenças na visão das cores há 30 anos. Essa é a maior diferença que já vi”, disse, em entrevista ao site Wired, o neurocientista Jay Neitz, da Universidade de Washington.

Quem vê azul e preto está fazendo uma leitura mais literal da foto. Nós analisamos a imagem no Photoshop. Os parâmetros de cor lidos pelo aplicativo indicam que as cores são azul e um marrom quase preto.

As pessoas que veem branco e dourado estão ajustando sua percepção a uma imagem que parece estar subexposta (ou seja, escura demais) e com coloração distorcida em direção ao azul.

Para elas, aquele marrom é um dourado que ficou escuro na foto por causa da baixa qualidade da imagem. E o azul é um branco distorcido pelas luzes do ambiente. Seu cérebro, então, ajusta a percepção e o resultado é que o vestido é visto branco e dourado.

Quando clareamos ou escurecemos a foto no Photoshop, acentuamos uma das duas interpretações cromáticas. Veja, na imagem acima, a foto original (no centro), a versão clareada por nós para que parecesse branca e dourada; e uma terceira versão, em que escurecemos o vestido para deixá-lo ainda mais azul e preto.


VEJA TAMBÉM:

✓ De fio dental, Valesca Popozuda exibe bumbum em foto

DESTAQUE ELES 👇👇

SÓ VOCÊ! Economize até 80% de desconto! Você vai gostar!!

Comece negociar Agora Mesmo! Negocie SEM riscos usando a conta demo. Configure uma Conta Gratuita Agora Mesmo Iniciar Sessão Tornamos as Negociações Mais Simples!

DESTAQUE SEU ANUNCIO. Compra e venda de produtos novos e usados. Instumentos musicais, livros, máquinas, dvds, computadores, etc. Castastre-se JÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psiu! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para eu te ajudar! OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários.



Olymp Trade

Ads

Doação C. PIX ALEATÓRIA
43
Conheça a Minizinha NFC
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 11,50
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .
60
Conheça a Minizinha Chip 2
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 94,80
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .