Kim Jong-un marca encontro histórico com o líder da Coreia do Sul em abril

Em reunião com comitiva do Sul, Pyongyang disse estar disposto a dialogar com os EUA e prometeu fim da ameaça nuclear, contanto que esteja seguro


Reprodução/KCNA
Kim Jong-un se encontrou, nesta segunda-feira, com a comitiva de autoridades da Coreia do Sul

O clima de reaproximação no oriente está mesmo à tona. Afinal, a Coreia do Norte e a do Sul concordaram historicamente, nesta terça-feira (6), em realizar uma reunião de cúpula entre os líderes Kim Jong-un e Moon Jae-in – a primeira nos últimos dez anos. As informações são da Casa Azul, residência oficial do presidente sul-coreano.

A reunião que confirmará oficialmente a reaproximação dos dois países está marcada para abril. Ela será a terceira do tipo após o resultado da "política do Sol", de 2000 a 2007. Segundo o conselheiro Chun Eui-yong, o encontro entre Kim Jong-un e Moon Jae-in será organizado na área de segurança conjunta da vila fronteiriça de Panmunjom.

Segundo a agência de notícias KCNA, nesta segunda-feira (5), o ditador norte-coreano conseguiu fechar o que chamou de um "acordo satisfatório" com a delegação de alto nível da Coreia do Sul.

Durante a visita, Jong-un recebeu uma carta enviada pelo presidente sul-coreano. "Ao escutar sobre a intenção de Moon Jae-in de realizar uma cúpula, trocou pontos de vista e chegou a um acordo satisfatório", informou a estatal norte-coreana. 
Tensão e ameaça nuclear

Ainda nesta segunda, os representantes da Coreia do Sul e o líder norte-coreano discutiram sobre quais medidas poderiam adotar para "aliviar as tensões militares" entre os dois países. 

A intenção do encontro foi "impulsionar o diálogo e a cooperação". De acordo com a imprensa local, a "conversa sincera" resultou em uma "vontade firme de melhorar as relações Norte-Sul e escrever uma nova história de reunificação".

De acordo com o governo de Seul, a Coreia do Norte afirmou em encontro que possui o objetivo de se empenhar na "desnuclearização" e pretende suspender as atividades de desenvolvimento nuclear e mísseis no país. Para tanto, os norte-coreanos dizem que  é necessário ter garantias de que o regime permanecerá em segurança.

Ainda na reunião, o norte-coreano disse que deseja conversar com os Estados Unidos e oferecer a "moratória" de suas atividades durante todo período de diálogo. Entretanto, os dois países asiáticos decidiram estabelecer uma "linha vermelha" direta de comunicação entre seus líderes do Sul e Norte, que indicou que suspenderá os testes nucleares e de mísseis durante o diálogo.

Os dois países iniciaram uma reaproximação nos primeiros dias de 2018, após Kim ter desejado sorte para o Sul na realização dos Jogos de Inverno durante seu discurso de ano novo. Seul e Pyongyang reestabeleceram o canal direto de comunicação e concordaram com a participação de atletas do Norte nas Olimpíadas.

* Com informações da Agência Ansa.






links patrocinados
→ Visitar website CADASTRE-SE AGORA >> Descubra as melhores dicas de como ganhar bitcoin gratis em 2019! tudo isso, free, online e rapidamente por dia - Clique Aqui e Confira!


ANUNCIE AQUI VOCÊ TAMBÉM (11) 94499-9365 ☎



links patrocinados
→ Visitar website QUERO ME INSCREVER AGORA >> Curso Online 100% Seguro - Aproveite Garantia de Qualidade, Fórmula Fácil e Infalível, Acesso Imediato.

links patrocinados
→ Visitar website QUERO EMAGRECER AGORA >> EMAGREÇA DE FORMA RÁPIDA E DEFINITIVA! Conquiste o corpo que sempre sonhou, conheça, Lipo Max Turbo!

links patrocinados
→ Visitar website SIM! QUERO SABER MAIS AGORA >> Aprenda a Conquistar Qualquer Homem com Apenas Algumas Simples Frases! Recomendação: Use sempre! Sem moderação!


Compartilhar Google+

ADM: Conectado São Paulo

    COMENTÁRIO DE BLOGGER
    COMENTÁRIO FACEBOOK

0 Comentários:

Postar um comentário