Kim Jong-un marca encontro histórico com o líder da Coreia do Sul em abril | Conectado São Paulo

Últimas Notícias

Ads

3.06.2018

Kim Jong-un marca encontro histórico com o líder da Coreia do Sul em abril

Em reunião com comitiva do Sul, Pyongyang disse estar disposto a dialogar com os EUA e prometeu fim da ameaça nuclear, contanto que esteja seguro


Reprodução/KCNA
Kim Jong-un se encontrou, nesta segunda-feira, com a comitiva de autoridades da Coreia do Sul

O clima de reaproximação no oriente está mesmo à tona. Afinal, a Coreia do Norte e a do Sul concordaram historicamente, nesta terça-feira (6), em realizar uma reunião de cúpula entre os líderes Kim Jong-un e Moon Jae-in – a primeira nos últimos dez anos. As informações são da Casa Azul, residência oficial do presidente sul-coreano.

A reunião que confirmará oficialmente a reaproximação dos dois países está marcada para abril. Ela será a terceira do tipo após o resultado da "política do Sol", de 2000 a 2007. Segundo o conselheiro Chun Eui-yong, o encontro entre Kim Jong-un e Moon Jae-in será organizado na área de segurança conjunta da vila fronteiriça de Panmunjom.

Segundo a agência de notícias KCNA, nesta segunda-feira (5), o ditador norte-coreano conseguiu fechar o que chamou de um "acordo satisfatório" com a delegação de alto nível da Coreia do Sul.

Durante a visita, Jong-un recebeu uma carta enviada pelo presidente sul-coreano. "Ao escutar sobre a intenção de Moon Jae-in de realizar uma cúpula, trocou pontos de vista e chegou a um acordo satisfatório", informou a estatal norte-coreana. 
Tensão e ameaça nuclear

Ainda nesta segunda, os representantes da Coreia do Sul e o líder norte-coreano discutiram sobre quais medidas poderiam adotar para "aliviar as tensões militares" entre os dois países. 

A intenção do encontro foi "impulsionar o diálogo e a cooperação". De acordo com a imprensa local, a "conversa sincera" resultou em uma "vontade firme de melhorar as relações Norte-Sul e escrever uma nova história de reunificação".

De acordo com o governo de Seul, a Coreia do Norte afirmou em encontro que possui o objetivo de se empenhar na "desnuclearização" e pretende suspender as atividades de desenvolvimento nuclear e mísseis no país. Para tanto, os norte-coreanos dizem que  é necessário ter garantias de que o regime permanecerá em segurança.

Ainda na reunião, o norte-coreano disse que deseja conversar com os Estados Unidos e oferecer a "moratória" de suas atividades durante todo período de diálogo. Entretanto, os dois países asiáticos decidiram estabelecer uma "linha vermelha" direta de comunicação entre seus líderes do Sul e Norte, que indicou que suspenderá os testes nucleares e de mísseis durante o diálogo.

Os dois países iniciaram uma reaproximação nos primeiros dias de 2018, após Kim ter desejado sorte para o Sul na realização dos Jogos de Inverno durante seu discurso de ano novo. Seul e Pyongyang reestabeleceram o canal direto de comunicação e concordaram com a participação de atletas do Norte nas Olimpíadas.

* Com informações da Agência Ansa.



DESTAQUE ELES 👇👇

SÓ VOCÊ! Economize até 80% de desconto! Você vai gostar!!

Comece negociar Agora Mesmo! Negocie SEM riscos usando a conta demo. Configure uma Conta Gratuita Agora Mesmo Iniciar Sessão Tornamos as Negociações Mais Simples!

DESTAQUE SEU ANUNCIO. Compra e venda de produtos novos e usados. Instumentos musicais, livros, máquinas, dvds, computadores, etc. Castastre-se JÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psiu! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para eu te ajudar! OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários.



Olymp Trade

Ads

Doação C. PIX ALEATÓRIA
43
Conheça a Minizinha NFC
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 11,50
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .
60
Conheça a Minizinha Chip 2
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 94,80
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .