Crânio de Luzia, a 1ª brasileira, é resgatado nos escombros no Museu Nacional | Conectado São Paulo

Últimas Notícias

Ads

10.20.2018

Crânio de Luzia, a 1ª brasileira, é resgatado nos escombros no Museu Nacional

Segundo a direção do museu, 80% dos fragmentos do crânio de Luzia foram identificados; em breve, o maior tesouro da instituição será remontado


Por enquanto, 80% dos fragmentos do crânio de Luzia estão identificados; entenda o processo de remontagem

Os pesquisadores responsáveis pelo resgate das obras que estavam abrigadas no Museu Nacional no Rio de Janeiro – depois do incêndio que destruiu o local no último dia 2 de setembro – anunciaram, nesta sexta-feira (19), que encontraram o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo do Brasil.

De acordo com a direção do museu, 80% dos fragmentos do  crânio de Luzia estão identificados. Agora, os pesquisadores estão na fase de recuperação dos fragmentos e, em seguida, o fóssil será remontado. No início da tarde, uma entrevista coletiva foi convocada para comemoração do achado.

A direção do Museu Nacional afirmou que, apesar de 20% do fóssil ainda não ter sido encontrado, esse número ainda pode mudar. Além disso, por causa do incêndio, a peça sofreu danos, mas a notícia não deixa de ser boa para a comunidade historiadora.

"Nós conseguimos recuperá-lo. É claro que, em virtude do acontecimento, ele sofreu alterações, tem alguns danos. Mas nós estamos comemorando", disse a arqueóloga Cláudia Rodrigues, que coordena a escavação dos escombros do museu . "O crânio foi encontrado fragmentado, e a gente vai trabalhar na reconstituição. Pelo menos 80% dos fragmentos foram identificados", confirmou.

De acordo com os técnicos da instituição, foram encontradas partes do frontal (a testa e o nariz), partes da lateral, ossos que são mais resistentes e o fragmento de um fêmur que também pertencia ao fóssil e estava guardado. Além disso, uma parte da caixa onde o crânio estava também foi recuperada.

O esqueleto de Luzia é o mais antigo encontrado nas Américas e fazia parte da coleção de antropologia. O fóssil é de uma mulher entre 20 e 25 anos e foi encontrado Lagoa Santa, Minas Gerais. O crânio de Luzia era considerado o maior tesouro do museu, que reunia mais de 20 milhões de itens, divididos em coleções de paleontologia, zoologia, botânica, antropologia, arqueologia, entre outras.


VEJA TAMBÉM:

✓ Avião que levava Melania Trump sofreu falha mecânica e faz pouso forçado nos EUA

DESTAQUE ELES 👇👇

SÓ VOCÊ! Economize até 80% de desconto! Você vai gostar!!

Comece negociar Agora Mesmo! Negocie SEM riscos usando a conta demo. Configure uma Conta Gratuita Agora Mesmo Iniciar Sessão Tornamos as Negociações Mais Simples!

DESTAQUE SEU ANUNCIO. Compra e venda de produtos novos e usados. Instumentos musicais, livros, máquinas, dvds, computadores, etc. Castastre-se JÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psiu! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para eu te ajudar! OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários.



Olymp Trade

Ads

Doação C. PIX ALEATÓRIA
43
Conheça a Minizinha NFC
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 11,50
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .
60
Conheça a Minizinha Chip 2
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 94,80
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .