Presidente do Peru pede antecipação das eleições para dezembro | Conectado São Paulo

Últimas Notícias

Ads

1.28.2023

Presidente do Peru pede antecipação das eleições para dezembro

 

Dina Boluarte acredita que medida deve tirar o país da crise de violência que deixou 47 mortos


Melina Mejia/Presidencia/Peru - 19.12.2022

Presidente do Peru, Dina Boluarte


A presidente do Peru, Dina Boluarte, pediu ao Congresso a antecipação das eleições presidenciais para dezembro de 2023. Boluarte acredita que a medida ajudará na redução da escalada de violência que assola o país desde o fim do ano passado.


Em um ato de governo, a presidente peruana afirmou ser necessário tirar o país “do atoleiro”. Desde dezembro, o Peru convive com protestos em rodovias bloqueadas, problemas de desabastecimento e 47 mortes registradas em meio a uma escada de violência.


"Colocamos este projeto de lei à consideração dos ministros para antecipar para dezembro de 2023 na data e hora que o Congresso disser", disse.


"Que se retome, neste sentido, essa proposta, que não tem condições e irá nos tirar do atoleiro em que estamos", completou Dina.


As eleições presidenciais no Peru estavam marcadas para 2026, mas foi antecipado para abril de 2024 após a destituição de Pedro Castillo, que tentou dissolver o Congresso peruano. Se o pedido for acatado, será a segunda mudança na data do pleito.


Protestos no Peru

Desde dezembro, manifestantes protestam contra o impeachment do ex-presidente peruano Pedro Castillo. Eles pedem a saída de Dina Boluarte do poder e dissolução do Congresso.


Rodovias foram bloqueadas, provocando o desabastecimento em supermercados, postos de combustíveis e em hospitais. A escalada de violência entre a política e protestantes já provocou 47 mortes.


Castillo sofreu impeachment no dia 7 de dezembro do ano passado, após tentar dar um autogolpe de estado ao tentar dissolver o Congresso.


As Forças Armadas interviram e prenderam o ex-presidente peruano. Enquanto os congressistas acreditam que Castillo tentava minar as forças do Legislativo, aliados do ex-presidente veem golpe do Congresso contra ele.



VEJA TAMBÉM:

 Lula defende a Macron esforço para o fim da guerra na Ucrânia


DESTAQUE ELES 👇👇

SÓ VOCÊ! Economize até 80% de desconto! Você vai gostar!!

Comece negociar Agora Mesmo! Negocie SEM riscos usando a conta demo. Configure uma Conta Gratuita Agora Mesmo Iniciar Sessão Tornamos as Negociações Mais Simples!

DESTAQUE SEU ANUNCIO. Compra e venda de produtos novos e usados. Instumentos musicais, livros, máquinas, dvds, computadores, etc. Castastre-se JÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psiu! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para eu te ajudar! OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários.



Olymp Trade

Ads

Doação C. PIX ALEATÓRIA
43
Conheça a Minizinha NFC
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 11,50
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .
60
Conheça a Minizinha Chip 2
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 94,80
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .